Os vídeos publicitários ganharam protagonismo nas estratégias de marketing e, agora, 90% dos consumidores acreditam que os vídeos são parte importante da tomada de decisão final, de acordo com dados da FastCompany. Seja em campanhas nas redes sociais, anúncios em canais digitais ou conteúdos institucionais, o vídeo se tornou uma das ferramentas mais poderosas para atrair, engajar e converter.
No entanto, nem todo vídeo atinge seu objetivo, perdendo o foco durante a execução ou, pior, sendo apenas mais um vídeo em meio aos milhões publicados diariamente. Muitas vezes, isso acontece por erros básicos que poderiam ser evitados com o apoio de uma produtora profissional.
Assim como em qualquer outro formato de marketing, no audiovisual, o cuidado com o planejamento, a linguagem e a qualidade técnica deve ser parte da estratégia, aplicado em todas as ações de marketing para que sua marca se destaque.
Falta de roteiro estratégico
Um dos erros mais frequentes é começar a gravar sem um roteiro bem definido. O resultado? Um vídeo confuso, sem objetivo claro e que não conecta com o público.
Muitas empresas subestimam a importância do roteiro, acreditando que apenas improviso ou estética visual já garantem o impacto que esperam.
No entanto, o roteiro é um material técnico, construído com objetivo para apresentar um fio condutor estruturado e uma mensagem clara. Mesmo o vídeo mais bonito pode falhar, mas se ele for bem feito esses problemas são minimizados.
Nesse sentido, a presença de uma produtora pode ser um grande diferencial, pois ela elabora o roteiro com base em briefing, pesquisa de público, jornada de compra e objetivo da campanha. Cada palavra, cada cena, cada corte é pensado para guiar o espectador até a mensagem final com clareza e impacto emocional.
Má qualidade de imagem e áudio
Optar pelos vídeos, hoje, é a melhor ideia para quem busca engajar mais pessoas e atrair um público preparado. Entretanto, vídeos publicitários exigem qualidade, pois se a imagem está tremida, mal iluminada ou o áudio está baixo e cheio de ruído, todo o conteúdo perde credibilidade.
Também é comum que, na tentativa de economizar, algumas empresas usam equipamentos caseiros ou celulares sem os cuidados técnicos necessários. Isso compromete a entrega e a percepção da marca, pois não é só gravar, é entender qual a forma ideal de passar uma mensagem.
Uma produtora profissional pode ajudar nisso. Por trabalharem principalmente com vídeos publicitários, eles já contam com equipamentos de ponta, e cuidam da captação de som com microfones adequados, além de trabalhar com uma iluminação profissional. Tudo isso garante a qualidade técnica que você busca para transmitir confiança e profissionalismo.
Vídeos longos e cansativos
É comum utilizarmos o vídeo porque temos muito o que falar. O resultado é um conteúdo longo, repetitivo e que não prende a atenção do público. Pense quantas vezes você saiu de um vídeo porque ele era muito longo.
É importante conhecer o público da plataforma, o comportamento do consumidor nas redes e os formatos de cada plataforma, pois é comum errar na duração e no ritmo. Uma produtora profissional tem domínio das técnicas narrativas e conhecimento de plataformas como Instagram, TikTok, YouTube e LinkedIn, e uma equipe preparada para ajustar o conteúdo ao tempo ideal para cada meio, mantendo o dinamismo e a retenção da audiência.
Falta de identidade visual e coesão com a marca
Muitas vezes o vídeo até é bem feito, mas parece que não tem ligação com a marca, muito menos com o que ela acredita. A paleta de cores, a linguagem visual ou a trilha sonora não conversam com a identidade já construída e podem atrapalhar na transmissão da mensagem.
E isso não é tão comum de acontecer. A ausência de uma estratégia de branding integrada à produção audiovisual compromete o reconhecimento da marca, afeta no objetivo de cada vídeo separadamente e ainda traz aquele sentimento de que nada do que é falado é a verdade.
Além de captar imagens, uma produtora trabalha com diretores de arte e editores que garantem que tudo, desde o tom de voz à estética, esteja alinhado à identidade visual e aos valores da marca. Assim, você terá uma mensagem clara e pode conversar com seu público com efetividade.
Foco excessivo no produto e ausência de storytelling
Vídeos puramente técnicos, focados em mostrar detalhes do produto, muitas vezes ignoram o mais importante: contar uma história que gere conexão. Isso acontece porque muias marcas querem apresentar seus diferenciais, mas esquecem que consumidores se conectam com pessoas, não com especificações técnicas.
A solução encontrada por produtoras é trabalhar com uma equipe rica. Com roteiristas e diretores experientes, é possível transformar as qualidades do seu produto em narrativas envolventes, humanas e memoráveis, que despertam emoções e tornam sua marca única.
Desconhecimento dos formatos e canais de distribuição
Criar um único vídeo e replicá-lo em todos os canais pode comprometer o desempenho da campanha. Lembre-se: cada canal é único e precisa de foco para se obter resultados.
Nem todo conteúdo funciona bem em todos os lugares. Um vídeo pensado para YouTube, por exemplo, pode ter baixo engajamento no Instagram.
Uma produtora entende as exigências técnicas e comportamentais de cada plataforma e já entrega os vídeos nos formatos ideais, seja vertical, quadrado, com legenda, teaser, etc., dessa forma, maximizando o alcance e o impacto da campanha.
Produzir vídeos publicitários é uma arte que envolve técnica, estratégia e sensibilidade. Quando mal-executado, o vídeo pode não apenas falhar em seu propósito, mas também prejudicar a imagem da marca. Por outro lado, com uma produtora profissional ao seu lado, cada detalhe é cuidadosamente pensado para que o vídeo cumpra seu papel de atrair, engajar e converter.
Investir em uma produção qualificada é mais que uma questão estética, é uma decisão estratégica que impacta diretamente nos seus resultados.
Quer produzir vídeos que realmente tragam resultados para sua marca? Fale com a Photo Drone!