Um drone! O F-SAM foi baseado em uma folha de bordo japonês e reproduz seus movimentos ao sobrevoar. Vem lá de Singapura o avanço de uma ideia tecnológica capaz de mudar a indústria de drones e, consequentemente, todas as outras. É um drone ou uma folha de bordo?
Um grupo de pesquisadores da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu o F-SAM (Monocóptero de Atuador Simples Dobrável): um drone retrátil que voa da mesma forma que uma semente de bordo.
O F-SAM simula o movimento de um redemoinho conforme se encontra com o vento. Sua força rotacional proporciona um movimento de fluxo de ar para baixo que faz com o que o drone se levante.
O F-SAM até o momento registrou aproximadamente 16 minutos de tempo de voo, obtendo controle de altitude regulando a força gerada pela unidade de empuxo por meio de múltiplas rotações.
Quanto as aplicações da aeronave, por enquanto captação fotográfica não é uma opção. Isso acontece porque o drone gira muito rápido. Mas especialistas acreditam que uma câmera 360º pode resolver esse problema.
Leia também: Como uma Produtora de Vídeo pode alavancar o seu negócio
Composição
Sua estrutura é extremamente leve, composta por um único motor elétrico e um aerofólio retrátil feito de uma mistura de madeira e pástico. Ao todo ele pesa 69 gramas, sendo 27g o peso apenas da bateria.
Quando desmontado, ele pode ser carregado em um bolso!
Futuro
Ainda não se sabe afirmar se o F-SAM será duradouro, pois os pesquisadores já anunciaram que estão trabalhando em um novo projeto chamado SAW (Samara Autorotating Wing) e, diferente do projeto anterior, este poderá atingir dois modos de voo, rotação automática e mergulho, o que nos deixa com expectativas que o SAW será no mínimo tão interessante quanto o F-SAM.
O ser humano que sempre quis voar e criar máquinas que voassem, hoje está próximo de ter uma aeronave que literalmente cabe em nosso bolso.
Confira no vídeo a seguir o funcionamento de F-SAM e toda a sua absurda tecnologia:
Temos falado bastante nos últimos posts aqui no blog sobre como o desenvolvimento dos drones pode afetar de formas diferentes uma infinidade de áreas fundamentais para o ser humano. Já comentamos sobre reflorestamento, segurança, construção civil, serviço de delivery e até missões espaciais. Gostou de ler Um drone ou uma folha de bordo? Então confira nossos outros artigos!