Como os drones podem alterar a estrutura de transporte e locomoção além do COVID-19

Muitos serviços de entrega com drone começaram a ser feitos durante a pandemia de covid-19, isso aconteceu principalmente devido ao objetivo de diminuir o contato entre as pessoas. A Zipline, uma startup americana, utilizou a entrega com drones para transportar testes de covid-19 em locais remotos em cinco países africanos. No Chile, as autoridades locais lançaram um programa piloto de drone para entregar medicamentos em áreas rurais mais afastadas. Quando o serviço de entrega é feito por drones, a execução é mais rápida e os custos operacionais são pelo menos 70% mais baixos do que uma entrega terrestre. Leia agora como os drones podem alterar a estrutura de transporte e locomoção além do COVID-19!

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Esta é a primeira vez que drones foram utilizados para entregar testes e medicamentos, mas além das operações humanitárias e de emergência, será que esse pode ser o início de uma nova estrutura de transporte?

A empresa Gartner, líder mundial em pesquisa e consultoria na área de tecnologia da informação, prevê que em 2026 mais de um milhão de drones farão o serviço de entrega na área de varejo, contra os “apenas” vinte mil que fazem hoje. O crescimento desse número de drones fará com que as empresas de transporte e locomoção repensem seus modelos de negócios para explorar novas formas de implementação desse serviço aéreo para se manterem competitivas no mercado.

Aos empresários, terão que:

Atualizar sua distribuição de tecnologia – É preciso determinar quais as tecnologias serão necessárias para a instalação desse novo modelo de serviço, como o treinamento para pilotos e a automação total do drone, com sistemas digitais de rastreamento e localização.

Redefinir os modelos de negócios – Em 2019, a empresa de serviços logísticos DHL lançou uma solução de entrega de drones inteligentes totalmente automatizada e inteligente para enfrentar os desafios de entrega em áreas urbanas da China.

Enquanto um caminhão pode demorar até 90 minutos para realizar uma entrega, um drone faz o mesmo percurso em apenas 15.

A empresa afirma que o serviço reduz o tempo de entrega de 40 para oito minutos para uma distância de oito quilômetros e pode economizar custos de até 80% por entrega.

A alta velocidade do drone, a falta de restrições de tráfego aéreo e o baixo impacto ambiental significam que ele pode facilmente ultrapassar o transporte terrestre. A carga útil e o alcance da entrega ainda são limitações a serem pensadas, mas o impulso da tecnologia automotiva elétrica vai refletir no processo de avanço dos drones. Inevitavelmente, a crescente adoção de drones para serviços de entrega forçará as empresas de transporte terrestre a incorporarem o transporte aéreo em seus serviços para se manterem competitivas.

No entanto, para se manter competitivo, os modelos operacionais e de negócios da empresa devem evoluir para desenvolver totalmente o transporte aéreo. No geral, o sucesso das entregas de drones depende da capacidade da empresa de mudar seu modelo de negócios para aproveitar ao máximo as possibilidades proporcionadas pela tecnologia. As empresas podem considerar os drones como uma oportunidade de oferecer um serviço premium, como uma opção de entrega rápida.

Fazer considerações legais antes de investir em drones – Embora ainda existam restrições técnicas, o que realmente pode dificultar a implantação de drones autônomos é a legislação. O Gartner não espera que voos de drones em grande escala sejam viáveis antes de 2025. A regulamentação mais significativa que tornará esse processo viável é a criação de sistemas de controle de tráfego aéreo específico para drones, chamados de sistemas de gerenciamento de tráfego não tripulado.

Como os drones podem alterar a estrutura de transporte e locomoção além do COVID-19

Essas tecnologias fornecem aos controladores de tráfego aéreo visibilidade total sobre quem usa o espaço aéreo, além de automatizar processos para lidar com solicitações e permissões de voo associadas. Porém, essa regulamentação pode levar vários anos para ser estabelecida. O melhor plano é planejar com antecedência seus investimentos em tecnologia e orçamento para a implantação de serviços de drones autônomos regulares para se beneficiar totalmente deles.

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